quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

11a. CORRIDA NATALINA


...... porque pra ser uma campeã não é preciso cruzar a linha de
chegada em primeiro lugar.....
 
11a. CORRIDA NATALINA - Salvador-BA
23.12.2012 - Parque Metropolitano de Pituaçu
 


Pela sexta vez consecutiva participo dessa prova que está na sua 11a. edição.
O dia estava ultra quente, sol a mil por hora, largada às 8:30 da manhã, não foi fácil
apesar de serem apenas 6km. Não é minha praia, os que me conhecem... sabem
disso mas estar com meus amigos e colegas, não tem preço. De PARABÉNS o
querido e esforçado Atleta VADO pela organização mas aqui vai uma sugestão:
se não trocar alguns desses seus colaboradores aí, a corrida NATALINA tende
a acabar. Todos reclamando das grosserias do "BOCA DO RIO" (assim que ele
é conhecido) e do outro cidadão que recebia nossas senhas na chegada. Fui
muito mal tratada ainda de sangue quente. Eu que não sou de reclamar de nada,
perdi a classe e não me contive.  Saldo positivo, trouxe mais um trofeuzinho pra
casa encerrando dessa forma meu calendário de corridas de 2012.
 
Foto antes da largada
 
O domingo amanheceu ensolarado. Estava aqui em Salvador pois era véspera do
NATAL e nossa ceia foi aqui em casa. Estava nos preparativos mas antes fui para
fazer minha corridinha básica de todos os natais ao lado dos meus queridos colegas
num lugar paradisíaco que considero o Parque Metropolitano de Pituaçu. Cheguei
cedo ao local, é assim que gosto de proceder mesmo porque quem chaga mais tarde
não encontra mais estacionamento dentro do Parque. Fiz minha insrição e a do
ALÉCIO (nosso caseiro lá da casa de Guarajuba que também é atleta e dos bons).
Depois de alguns registros com meus colegas, papos em dia, seguimos para o local
da largada. Às 8:30h partimos debaixo de um sol escaldante, muito calor mas ainda
bem, que a prova era de apenas 6 km. Não é minha praia prova curtinha assim
porém pelo prazer de estar com essa galera daqui de Salvador, tudo valia à pena.
 

Fiz a prova toda com a câmara na
mão, estava ali mais para curtir, fazer
um treino e fotografar meus colegas.
Durante todo o percurso segui na boa,
devagar e sempre como é a minha
forma de correr. Quem corre prova de
resistência prefere percursos longos
e com menor velocidade. O calor era
grande e apesar de ser dentro de um
Parque, às vezes a gente fica sem
poder nem respirar direito tal a falta
de ventilação. Um abafamento só...rs
Com um ponto de água apenas no
retorno do km 03, sentimos a garganta
seca o que dificulta o desempenho
dos mais lentos. Já faltando 01km
para o final, a esposa de um colega
estava caminhando por lá e me
ofereceu uma água e foi com essa
ajuda que consegui cruzar a linha
de chegada na boa e com festa!
 
 
 
Com o colega ALÉCIO, brinde depois da chegada...
 
Ao cruzar a linha de chegada na maior felicidade, tive a "ingrata" surpresa de me
deparar com um cidadão (que se diz árbitro sei lá de que) que estava recebendo
as senhas que marcam nossa passagem. Como havia deixado minha senha na
bolsa, pedi pra ir pegar e caso achasse por bem recebê-la, tudo certo, caso
contrário, o importante é que fiz meu percurso e era isso o que mais me importava.
Rapaz, a criatura pulou com dez pedras na mão, num gesto inconteste de
grosseria absoluta me respondendo de uma forma tal que desisti de entregar
a senha pra ele e fui entregar ao organizador da prova explicando ao mesmo o
que havia acontecido. Claro que o VADO considerou minha entrega porque aqui
todos me conhecem e sabem da minha forma de proceder nas provas das
quais participo. Imagina só, acostumada que sou a correr provas de 24h ou
mais iria enganar numa corrida de 6km? Eu hem!!!
 
Com o Papai Noel depois da chegada conturbada... rs
 
Esqueci as grosserias do cara, fui me congratular com meus colegas, com meu
Treinador Prof. GUGU que estava presente no evento e tirar algumas fotos
enquanto aguardava a hora da premiação. No momento da premiação masculina
me deparo com outro "truculento" suposto árbitro, esse bem mais conhecido
pela forma ríspida, grosseira e mal educada com que trata os atletas da Bahia.
O ALÉCIO foi o 11o. colocado no geral e como o nome dele não constava da
relação dos que cruzaram a linha de chegada, fui questionar e levei a maior
bronca no estilo "BOCA DO RIO" de ser. Assim que essa pessoa é conhecida,
"BOCA DO RIO", o  cara mais grosso e mal educado, denegrindo assim o nome
do esporte baiano na modalidade corridas de rua. Em todas as provas lá está
ele pelo percurso distribuindo toda a sua "simpatia" em forma de agressões e de
palavras rudes para com os corredores. Saco cheio, aqui vai o desabafo. As
reclamações são ouvidas ao final de todas as provas mas nessa NATALINA de
2012, ele se superou. Ninguém merece isso e os atletas da BAHA exigem
respeito. Até comigo, que sou de boa paz, essa criatura aprontou. O distrato foi
tão grande que me vi obrigada a reagir e jogar pesado também. No final de tudo
encontraram a senha do ALÉCIO e entregaram o seu troféu merecido por direito.
À FBA, minha querida Federação Baiana de Atletismo, fica a dica: educar
essa galera antes de colocar na rua pra lidar com pessoas do bem. Retirar
esses que não sabem ter a educação e controle necessários na hora de lidar
com as diversas situações que porventura aconteçam nos percursos das
provas. É a minha queixa, espero ser considerada por quem de direito.
 
Com ALÉCIO, colega e guardião da casa de Guarajuba....
 
Essa foi realmente uma corrida sui gêneris porque além de ser última prova do
meu calendário de 2012, encerrou com chave de ouro pois além de colecionar
algumas grosserias (inédito no Natal), ainda trouxe uma grande recompensa: um
troféu lindinho que vai se juntar aos demais que estão fazendo parte do meu
pequeno acervo...rs Que se ligue aí meu amigo VADO pois se continuar com
essas pessoas no staff rs rs a CORRIDA NATALINA tende a acabar mesmo.
Antes de sair fiz questão de PARABENIZÁ-LO pela organização e pela prova
mas falei que o ponto fraco foi contar com a ajuda de algumas pessoas que
não estão preparados pra lidar com seres humanos muito menos atletas.
 
De volta pra casa, feliz da vida. Mais um troféu, o último de 2012...
 
De volta pra casa, dali em diante o foco era a ceia de NATAL...rs Cheguei em casa
por volta de meio dia (a largada atrasou, a premiação muito mais ainda). Cansada
demais de tanto sol e calor, relaxei e fui temperar as comidinhas e depois tratar
de descansar muito. Corrida agora só em 2013 com a CORRIDA DO BONFIM
abrindo nosso próximo calendário.
 
 Pra quem tem facebook, abaixo as fotos desse evento. Só clicar e fazer
seu login. Quem não tem, hora de se cadastrar...rs

FOTOS AQUI, SÓ CLICAR:
 
A todos os meus amigos e visitantes, obrigada pelas queridas presenças no meu
BLOG. Voltem sempre.
Abraços carinhosos,
 
 
 

Nenhum comentário: